BEM VINDOS AO LATEA!

O laboratório foi constituído e coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Gubulin e suas atividades iniciaram-se em 1980, com o nome de Laboratório de Processos de Separação.

Até 1990 as pesquisas concentravam-se na área de secagem e adsorção, com ênfase nos processos de transferência de calor e de massa. Neste ano iniciaram-se também as atividades de pesquisa na área de Engenharia Eletroquímica.

A partir de 2006 o laboratório passou a ser coordenado pelo Prof. Dr. Luís Augusto M. Ruotolo e em 2009 passou a se chamar Laboratório de Tecnologias Ambientais (LATEA).

Em 2016 juntou-se ao grupo o Prof. Dr. Francisco Guilherme Esteves Nogueira.

Atualmente o laboratório desenvolve trabalhos em âmbito de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado nas áreas de adsorção, engenharia eletroquímica, eletroquímica ambiental, eletrossorção, fotocatálise e fotoeletrocatálise.

São realizadas parcerias em projetos de pesquisa com outras instituições de ensino e pesquisa: Universidade de Wisconsin-Madison, Instituto Madrileño de Estudios Avanzados – Agua, Embrapa Instrumentação, Universidade Federal de Lavras, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e mais recentemente com o Instituto Madrileño de Estudios Avanzados – Energia.

Projetos de extensão também são desenvolvidos, destacando-se aqueles já realizados com a Petrobras, Votorantim Metais, Bosch e Ajinomoto.

Linhas de pesquisa

Processos de interesse, materiais de interesse e as 3 linhas de pesquisa seguidas para laboratório.

Publicações

Acesso às teses e dissertações, trabalhos de iniciação científica e artigos publicados em anais de congresso em PDF.

Professores e colaboradores

Conheça os professores e colaboradores que trabalham e são responsáveis pelas atividades realizadas no LATEA.

Alunos

Conheça os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado que trabalham e que já trabalharam no LATEA.