PROFESSORES

Prof. Dr. Luís Augusto Martins Ruotolo

Possui graduação (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Em 2004 realizou pós-doutorado no Departamento de Química da UFSCar. Em 2012/2013 foi pesquisador visitante na Universidade de Wisconsin - Madison (EUA). É professor associado do Departamento de Engenharia Química da UFSCar, onde desenvolve pesquisas em engenharia eletroquímica, adsorção, eletrossorção e processos eletrocatalíticos e fotoeletrocatalíticos.

Lattes; E-mail: pluis@ufscar.br

Prof. Dr. Francisco Guilherme Esteves Nogueira

Possui graduação em Química, Mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Doutorado e Pós-Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (USP-IQSC) com ênfase em Físico-Química. Tem experiência nos seguintes temas: desenvolvimento e caracterização de materiais catalíticos para produção de hidrogênio, polímeros modificados com nanopartículas magnéticas, tratamento de rejeitos industriais e inovação tecnológica. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Lattes; E-mail: gui_ufla@hotmail.com

COLABORADORES

Dr. Julio J. Lado Garrido

Obteve seu doutorado em hidrologia e gestão de recursos hídricos na Universidade de Alcalá. Bacharel em Química pela Universidade de Alcalá e Ph.D. Em Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos em IMDEA-Water, em colaboração com o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Pós-doutorado no Laboratório de Tecnologias Ambientais - UFSCar. Em 2017, ele se uniu à IMDEA Energy, onde desenvolve pesquisas sobre deionização capacitiva.

IMDEA Energy; E-mail: julio.lado@imdea.org

Dr. Caue Ribeiro de Oliveira

É Engenheiro de Materiais (ênfase Materiais Cerâmicos) pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Desde 2007 é Pesquisador A da EMBRAPA Instrumentação e orientador credenciado no Programa de Pós Graduação em Quimica da Universidade Federal de São Carlos. Tem interesses de pesquisa nas áreas de síntese de nanocristais de óxidos cerâmicos, estudos de crescimento de cristais em colóides de nanopartículas, atividade catalítica de nanopartículas, e sistemas nanoestruturados de liberação lenta e controlada de insumos agrícolas.

Lattes; E-mail: caue.ribeiro@embrapa.br

Prof. Dr. Marc A. Anderson

Graduado em Química (1967) pela University of Wisconsin-Madison (EUA).  Possui mestrado em Físico-Química (1972) e doutorado em Engenharia Ambiental (1974) pela John Hopkins University.  Atualmente é professor titular do Environmental Chemistry and Technology Program da UW-Madison e pesquisador associado do Instituto Madrileño de Estudiios Avanzados. Possui mais de 180 artigos publicados em periódicos internacionais e mais de 30 patentes registradas.

WSEL; E-mail: nanopor@facstaff.wisc.edu

Profa. Dra. Romilda Fernandez

Possui graduação (1996), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal de São Paulo-Campus Diadema. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Catálise Heterogênea.

Lattes; E-mail: fernandez.romilda@unifesp.br

Prof. Dr. José Carlos Gubulin

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) , mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Génie Chimique pela Institut National Polytechnique de Toulouse (1980). É professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos e fundador do laboratório. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química.

Lattes;