PROFESSORES

Prof. Dr. Luís Augusto Martins Ruotolo

Possui graduação (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Em 2004 realizou pós-doutorado no Departamento de Química da UFSCar. Em 2012/2013 foi pesquisador visitante na Universidade de Wisconsin - Madison (EUA). É professor associado do Departamento de Engenharia Química da UFSCar, onde desenvolve pesquisas em engenharia eletroquímica, adsorção, eletrossorção e processos eletrocatalíticos e fotoeletrocatalíticos.

Lattes; E-mail: pluis@ufscar.br

Prof. Dr. Francisco Guilherme Esteves Nogueira

Possui graduação em Química, Mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Doutorado e Pós-Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (USP-IQSC) com ênfase em Físico-Química. Tem experiência nos seguintes temas: desenvolvimento e caracterização de materiais catalíticos para produção de hidrogênio, polímeros modificados com nanopartículas magnéticas, tratamento de rejeitos industriais e inovação tecnológica. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Lattes; E-mail: nogueira@ufscar.br

COLABORADORES

Dr. Julio J. Lado Garrido

Obteve seu doutorado em hidrologia e gestão de recursos hídricos na Universidade de Alcalá. Bacharel em Química pela Universidade de Alcalá e Ph.D. Em Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos em IMDEA-Water, em colaboração com o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Pós-doutorado no Laboratório de Tecnologias Ambientais - UFSCar. Em 2017, ele se uniu à IMDEA Energy, onde desenvolve pesquisas sobre deionização capacitiva.

IMDEA Energy; E-mail: julio.lado@imdea.org

Prof. Dr. Marc A. Anderson

Graduado em Química (1967) pela University of Wisconsin-Madison (EUA).  Possui mestrado em Físico-Química (1972) e doutorado em Engenharia Ambiental (1974) pela John Hopkins University.  Atualmente é professor titular do Environmental Chemistry and Technology Program da UW-Madison e pesquisador associado do Instituto Madrileño de Estudiios Avanzados. Possui mais de 180 artigos publicados em periódicos internacionais e mais de 30 patentes registradas.

WSEL; E-mail: nanopor@facstaff.wisc.edu